8ª Série

Experimentos nas aulas de Ciências...
A realização de experimentos desperta a atenção do aluno e contribui para aprendizagem dos conteúdos estudados em sala de aula. A turma da 8° série começou a participar mais das aulas através da realização dos experimentos sobre os conteúdos estudados na aula. As fotos as seguir, demonstram a motivação dos alunos nas atividades relacionadas ao estudo das cargas elétricas e eletrização dos corpos.




 
Atividade on line para alunos da 8° série
Os alunos da 8° série visualizaram no leptop as transformações de energia, através de slides interativos sobre o assunto: Transformações de energia elétrica. A atividade contribuiu na aprendizagem dos mesmos, já que foi possível devido a disponibilidade do leptop e o acesso a internet na escola.... há não dá para esquecer de comentar que a pesquisa da professora foi fundamental para encontrar essas atividades e fazer parte do planejamento da aula!!!

Turminha da 8° série trabalhando...
Os alunos da 8° série realizaram um trabalho de pesquisa com uso do leptop, sobre o estudo da reflexão e refração da luz. Após o estudo realizaram um experimento sobre o assunto, pesquisado na internet e apresentaram para a turma. Este site disponibiliza outras sugestões para experimentos de Física, além deste realizado pela 8° série: http://fisicanoja.blogspot.com/







Utilizando o leptop para pesquisar...


Nesta semana os alunos da 8°série estiveram realizando uma pesquisa na internet com o uso do leptop sobre a diversidade das substâncias. Os alunos em duplas pesquisaram sobre assuntos relacionados aos ácidos de importância industrial (ácido clorídrico, ácido fosfórico, etc.), no dia-a-dia (ácido cítrico, ácido acético, etc.), bases de importância industrial, sais presentes no dia-a-dia e óxidos. A pesquisa complementa os assuntos estudados em aula.


Aula prática de Ciências



Os alunos da 8° série realizaram uma experiência com o objetivo de provocar uma reação química e observar alguma evidência de que ela ocorreu utilizando bicarbonato de sódio e vinagre. Após a realização da aula prática os alunos foram solicitados para realizar um relatório descrevendo o que ocorreu durante a experiência, com o uso do leptop.


Estudando as reações quimícas no cotidiano
Com objetivo de verificar a ocorrência de reações químicas no cotidiano, após conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, os alunos da 8° série realizaram uma atividade de pesquisa na internet sobre diversos assuntos relacionados a reações quimicas no cotidiano como a quimíca nos fogos de artifício, a oxidação do ferro, e o escurecimento da maçã.


Estudando a Tabela Periódica
Os alunos da 8° série estão estudando a tabela periódica nas aulas de Ciências, através da disponibilidade do leptop realizam atividades relacionadas a tabela periódica, pesquisando em sites que disponibilizam a tabela interativa. Conforme os alunos, o estudo da tabela periódica tornou-se mais interessante, e também realizam pesquisa sobre os elementos da tabela.
Sites de pesquisa: 
profmokeur.ca/quimicap/
www.tabela.oxigenio.com/
www.tabelaperiodica.org/
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/quimica-do-cotidiano  http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2767u27.jhtm
http://www.cq.ufam.edu.br/quimica_cotidiano/maca_estragada.html